Morro dos Cavalos mobiliza lideranças empresariais

04/12/2025
Encontro reforçou o objetivo da campanha "Morro dos Cavalos - solução já!" liderado pelas entidades empresariais
Morro dos Cavalos mobiliza lideranças empresariais

Reunião nesta quarta-feira (3), entre lideranças empresariais trouxe mais uma vez à pauta a mobilização pelo Morro dos Cavalos. O encontro contou com representantes da Facisc (Federação das Associações Empresariais de SC) e das Associações Empresariais do Sul e do Extremo Sul do Estado e aconteceu na sede da Associação Empresarial de Criciúma (Acic), e definiu que o movimento segue até que se tenham definições concretas sobre este pleito. Encampada pelas entidades empresariais, a campanha “Morro dos Cavalos – Solução Já!” busca a definição da alternativa mais viável para resolver o gargalo logístico representado pelo trecho na BR-101, em Palhoça.

O presidente da ACIT (Associação Empresariai de Tubarão), Alexsandro da Cruz Barbosa, participou do encontro. "A campanha é importante porque reforça este pleito e faz a sociedade lembrar que ele precisa de uma resolução urgente", declarou. Em outubro foi realizada audiência pública em Brasília, trazendo expectativas quanto ao retorno do Ministério dos Transportes sobre os estudos que definirão a solução mais viável.


Segundo o Ministério há três possibilidades: a obra executada pela concessionária Arteris Litoral Sul que é atualmente responsável pelo trecho; que se passe a gestão para a Motiva (antiga CCR Via Costeira), administradora da BR-101 Sul; ou que o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) assuma a execução, incluindo no orçamento federal. Segundo o Ibama, o projeto de construção de dois túneis para transposição do Morro dos Cavalos apresentado pelo DNIT possui licenciamento ambiental vigente, que pode ser renovado e readequado conforme a definição sobre a responsabilidade da obra.


As associações empresariais defendem que a Motiva assuma a obra. “Se a construção dos túneis for assumida por uma das concessionárias, esse investimento terá que ser compensado por meio do pedágio, mas essa é uma discussão para o futuro e iremos tratar no momento oportuno, com a mesma união com a qual começamos essa campanha”, disse Franke Hobold, presidente da ACIC.

 

Com foto e informações da ACIC - Criciúma

 

Elke Schuch Borges
Assessora de Comunicação
Jornalista (SC01274JP)
(48) 98848-1462


Faça parte da nossa lista de emails

Endereço

Av. Marcolino Martins Cabral, 1788 - Ed. Minas Center, 2º andar
Vila Moema | Tubarão - SC | CEP: 88705-001

Atendimento

(48) 3626.6222 [email protected]

Redes Sociais