A primeira edição do Café do Bem, parceria entre a ACIT (Associação Empresarial de Tubarão) e a Combemtu (Associação de Atendimento à Criança e ao Adolescente), realizada nesta quinta-feira (22), reuniu entidades e empresários para conhecer de perto os serviços prestados pela instituição.
Eles visitaram a estrutura que atende hoje 191 crianças e adolescentes entre 3 a 18 anos incompletos no serviço de Convivência e 120 no programa Menor Aprendiz, que consiste na preparação de mão-de-obra para inserção no mercado de trabalho.
A Lei da Aprendizagem 10.097/2000 determina que todas as empresas de médio e grande porte contratem um número de aprendizes, sendo no mínimo de 5% e máximo de 15% do seu quadro de funcionários, cujas funções demandem formação profissional. Assim, além deste programa de inserção no mercado, a visita foi uma oportunidade para apresentar dois projetos igualmente voltados ao público empresarial: a campanha Colaborador do Bem, que promove o engajamento de empresas e funcionários e o Selo Empresa do Bem, fortalecendo o marketing social.
Para o diretor de comunicação da ACIT, Arthur Jung, presente no encontro, esta aproximação é importante para conhecer ainda mais a realidade das instituições filantrópicas e entender de que forma é possível contribuir. “Esta é uma forma de conhecer as ações possíveis de integração a partir do que a Combemtu desenvolve e que podem ser aproveitadas dentro das empresas. Os encontros acontecerão mensalmente, para que mais empresários tenham também esta oportunidade”, explica.
Para a presidente da Combemtu, dra. Maria Nilta Ricken Tenfen, a parceria com a ACIT tem sido fundamental. “Nosso propósito é preparar a criança e o jovem para que, quando estiver buscando uma vaga no mercado, possa disputa-la em igualdade de condições. Contar com a entidade que representa os empresários, que, com sua experiência e expertise, contribuem muito com a melhoria do nosso trabalho na oferta de serviços pelo desenvolvimento de nossas crianças e adolescentes, é de fato grandioso”, afirma.
A partir deste encontro, o Café do Bem passa a contar também com a participação da CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas) e AMPE (Associação de Micro e Pequenas Empresas).
Hoje, a Combemtu disponibiliza oficinas de judô, dança, artesanato, capoeira, percussão, teatro, violão, boi de mamão, além dos projetos de cultura e de esporte.
Elke Schuch Borges
Assessora de Comunicação
Jornalista (SC 01274 JP)
(48) 98848-1462