Grande procura: consultoria gratuita sobre o Bloco X prorroga agenda nesta quarta

Você sabe o que é Bloco X? O assunto requer atenção das empresas varejistas já que trata de um registro contábil obrigatório, que reúne informações do estoque e encaminha aos órgãos fiscais, a fim de facilitar o acompanhamento do seu faturamento.

Em Santa Catarina, o prazo para se adequar é 1º de junho, e empresas que não estiverem em conformidade sofrerão consequências como a impossibilidade de realizar novas vendas. Uma das principais mudanças é que estas informações terão que ser repassadas diariamente. Como a adequação requer organização e pode ser mais complexa do que parece, é fundamental que as empresas saibam como deve ser o processo até lá.

Para esclarecer o assunto e prestar orientação a quem ainda não se ajustou ao Bloco X, a ACIT (Associação Empresarial de Tubarão) prestará dois dias de consultoria gratuita em parceria com a empresa Estoque Exato, especializada no assunto. Devido à grande procura, o atendimento, que seria apenas nesta terça-feira (18), foi prorrogado para acontecer também na quarta-feira (19), das 9 às 12h e das 14h às 17h,

Esta será uma oportunidade para tirar dúvidas e entender quais os passos necessários à adequação. Deverão se ajustar às normas, empresas dos setores de restaurantes e similares, bares e outros estabelecimentos especializados em servir bebidas, lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares. Empresas de comércio varejista de produtos farmacêuticos, de cosméticos, perfumaria e higiene pessoal, materiais de construção, materiais de pintura e materiais elétricos, entre outros já tiveram seu prazo e o sistema já está em funcionamento.

Controle de estoque

Além de esclarecer sobre o Bloco X, a consultoria também poderá orientar quanto ao controle de estoques. “Um dos problemas comuns nas empresas é não fazer o controle de estoque de modo correto. Além da perda de mercadorias por motivos diversos, a consequência é a perda financeira. Uma das formas de minimizar os problemas é manter o inventário em dia, mas também fazer uso de outros serviços relacionados que têm contribuído com a organização e, por isso, maior lucratividade dos negócios e competitividade”, explica o diretor da Estoque Exato, Lucas Monteiro.

Como a consultoria será individual, as vagas são limitadas e deverão ser agendadas na Secretaria da Associação, pelo telefone (48) 3626-6222.