Investimentos na Malha Ferroviária reunirá deputados e empresários nesta segunda

Um dos pleitos antigos da classe empresarial é a expansão da malha ferroviária, conectando-a com a malha nacional, o que proporcionará um salto de desenvolvimento logístico não só da região, mas de todo o estado catarinense. Apesar de antigo, o assunto é recorrente em especial depois da notícia de que o Governo Federal não contemplou no orçamento recursos para o modal ferroviário na região.

Este assunto mobilizou lideranças empresariais das Associações da região e deputados da Bancada Estadual Catarinense, que estarão reunidos na próxima segunda-feira (14), em Criciúma, para tratar da inclusão do Estado de Santa Catarina no plano de expansão ferroviária do país, quando da renovação das concessões, na modalidade de outorga em investimento, pela iniciativa privada.

O objetivo é mobilizar os representantes políticos e buscar junto ao Ministério de Infraestrutura, em Brasília, investimentos do Governo Federal para a inclusão de dois trechos de ferrovias em Santa Catarina, chamados de Ferrovia Litorânea, e Ferrovia Leste/Oeste, conectando regiões produtoras aos portos do litoral catarinense, através do transporte ferroviário.

A explanação técnica ficará a cargo do presidente do Conselho da ANTF (Agência Nacional de Transportes Ferroviários), Benony Schmitz Filho, que também é diretor presidente da Ferrovia Tereza Cristina SA. Para o presidente da ACIT, Edson Martins Antônio, o objetivo é mobilizar todos os Deputados Estaduais, Frente Parlamentar e Governo do Estado, para buscar junto ao Ministério de Infraestrutura, em Brasília - que é quem detém o poder para as concessões ferroviárias - investimentos necessários à expansão da malha Sul. “Sabemos que há muitos anos, há uma grande expectativa do empresariado por esta conexão com a malha nacional, trazendo desenvolvimento significativo", reforça.

A reunião acontecerá às 10h, na ACIC (Associação Empresarial de Criciúma) e já tem presença confirmada do presidente da ALESC (Assembleia Legislativa do Estado de SC), Deputado Júlio Garcia.