Lançado projeto Programando o Futuro

Foi lançado nesta quinta-feira (3), o projeto Programando o Futuro, iniciativa que visa capacitar jovens do serviço militar, para oportunidades de inserção no setor de TI (Tecnologia da Informação).

Encampada pela ACIT (Associação Empresarial de Tubarão) através do seu Núcleo de TI e da Prefeitura Municipal de Tubarão através do programa Geração 2050, o projeto conta com o apoio da 3ª Companhia do 63º Batalhão de Infantaria do Exército e do IFSC (Instituto Federal de Santa Catarina) e com a parceria das empresas Attornatus, GAM, Minha Entrada, News Soft, Ostec, Engie Projedata, Trier Sistemas e WMW Sistemas.

O projeto é pioneiro no Brasil, nestes moldes, e foi inspirado em iniciativas vistas durante a Missão Israel 2019, realizada no início do ano. Além de contribuir para atender a necessidade das empresas de TI, por mão-de-obra, também trará oportunidades aos jovens que ingressam no Serviço Militar. A primeira etapa - Introdução à programação - terá aulas no período noturno, às segundas, quintas e sextas-feiras, no IFSC.

Na região da Amurel, mais de dois mil jovens concorrem anualmente ao processo, dos quais apenas 109 têm a oportunidade de se tornarem efetivamente militares. Neste processo, o jovem passa por entrevistas, visita social em residência, exames físicos e sanitários (incluindo exame toxicológico) e, ao longo do ano de instrução o universo incorporado absorve importantes valores sociais como disciplina, responsabilidade, espírito de equipe, liderança, abnegação, patriotismo, dentre outros.