Gestão pela Excelência: ACIT cria Núcleo para aperfeiçoar negócios

Empresas de diferentes segmentos estiveram reunidas ontem (16) na ACIT (Associação Empresarial de Tubarão) para o lançamento do Núcleo de Gestão pela Excelência, uma iniciativa que busca aperfeiçoar a gestão de negócios e torna-los ainda mais competitivos.

O encontro contou com a presença da presidente do Excelência SC, Movimento Catarinense pela Excelência, Carolina Linhares. “Quando se pensa em empresa competitiva, precisamos entender que para isso ela precisa trabalhar em cima de alguns fundamentos capazes de gerar melhoria contínua, focando em resultados fieis, concretos e mensuráveis”, explica.

Ela completa lembrando que estes modelos se baseiam na experiência de organizações referência, como as do Japão e Estados Unidos, estendido para outros países, inclusive o Brasil. “Hoje, temos condições de aplicar este modelo em micro, pequenas, médias e grandes empresas. As empresas que fizerem parte do Núcleo terão condições de implementá-lo, de acordo com o comprometimento e envolvimento de cada uma”.

O próximo encontro do Núcleo será no dia 30 deste mês, às 19h30, na ACIT. Os encontros serão quinzenais, mediados pelo consultor disponibilizado pela Associação e dentro da metodologia do Empreender.

Movimento pela excelência

Uma das ações do Movimento Catarinense pela Excelência (Excelência SC) é o Prêmio Catarinense da Excelência, iniciativa que reconhece empresas na busca por excelência em sua gestão, em todo o Estado. Neste ano, quatorze organizações receberão o prêmio em evento que acontece no dia 3 de outubro, em Florianópolis.

A avaliação das candidatas foi realizada por uma banca de avaliadores capacitados pelo ExcelênciaSC, feita em três etapas. Inicialmente a empresa preenche um relatório sobre suas práticas que adota em relação aos 8 Fundamentos de Excelência, considerando o Desenvolvimento Sustentável e o Compromisso com as Partes Interessadas, a Liderança Transformadora, a partir do Pensamento Sistêmico, define como as estratégias e planos devem ser implementados e materializados, por meio da Orientação por Processos e com Adaptabilidade, resultando em Geração de Valor para a própria organização e partes interessadas. A partir disso, a organização busca evoluir por meio do Aprendizado Organizacional e Inovação, que permeiam o sistema promovendo a excelência. Na segunda etapa, os avaliadores voluntários avaliam essas práticas e visitam as organizações. Em seguida o relatório dessas visitas é analisado por um grupo maior de juízes do prêmio que definem de acordo com as pontuações obtidas as vencedoras do PCE. As candidatas ainda receberão, em outubro, um relatório com feedback detalhado sobre as ferramentas de gestão que utilizam.