Programando o Futuro seleciona 40 candidatos

Foram selecionados esta semana, os 40 candidatos que farão parte da primeira turma de capacitação do projeto Programando o Futuro. A iniciativa visa capacitar jovens do serviço militar, para oportunidades de inserção no setor de TI (Tecnologia da Informação) e é fruto de uma parceria entre a ACIT através do seu Núcleo de TI, a Prefeitura Municipal de Tubarão através do programa Geração 2050, com o apoio da 3ª Companhia 63º Batalhão de Infantaria do Exército e do IFSC (Instituto Federal de Santa Catarina).

O processo seletivo aconteceu durante a quarta-feira (14), incluindo uma prova escrita, mais análise de perfil e entrevista individual, o que resultou nos 40 soldados selecionados para a primeira turma.

Ainda nesta semana, chegaram os computadores doados pelos empresários do Núcleo, que serão utilizados para a capacitação. Com isso, as aulas iniciam no dia 30 de setembro, no IFSC. A primeira etapa - Introdução à programação - prevê aulas no período noturno, às segundas, quintas e sextas-feiras.

O projeto é pioneiro no Brasil, nestes moldes, e foi inspirado em iniciativas vistas durante a Missão Israel 2019, realizada no início do ano. Além de contribuir para atender a necessidade das empresas de TI, por mão-de-obra, também trará oportunidades aos jovens que ingressam no Serviço Militar.

Na região da Amurel, mais de dois mil jovens concorrem anualmente ao processo de ingresso no serviço militar, dos quais apenas pouco mais de 100 têm a oportunidade de se tornar efetivamente militares. Neste processo, o jovem passa por entrevistas, visita social em residência, exames físicos e sanitários (incluindo exame toxicológico) e, ao longo do ano de instrução o universo incorporado absorve importantes valores sociais como disciplina, responsabilidade, espírito de equipe, liderança, abnegação, patriotismo, dentre outros.