Programando o Futuro é apresentado na 3ª Companhia do Exército em Tubarão

Nesta quarta-feira (24), foi a vez dos soldados da do 63º Batalhão de Infantaria do Exército, em Tubarão, conhecerem o projeto Programando o Futuro. A iniciativa visa capacitar jovens do serviço militar, para oportunidades de inserção no setor de TI (Tecnologia da Informação).

Encampada pela ACIT através do seu Núcleo de TI e da Prefeitura Municipal de Tubarão através do programa Geração 2050, conta ainda com o apoio da 3ª Companhia e do IFSC (Instituto Federal de Santa Catarina) e com a parceria das empresas GAM, Minha Entrada, News Soft, Ostec, Projedata, Trier Sistemas e WMW Sistemas.

O projeto é pioneiro no Brasil, nestes moldes, e foi inspirado em iniciativas vistas durante a Missão Israel 2019, realizada no início do ano. Além de contribuir para atender a necessidade das empresas de TI, por mão-de-obra, também trará oportunidades aos jovens que ingressam no Serviço Militar.

Além do apoio destas empresas no projeto, aguardam-se ainda novas adesões. Estes recursos serão destinados para a compra de computadores a serem utilizados na capacitação. A primeira etapa - Introdução à programação - prevê aulas no período noturno, às segundas, quintas e sextas-feiras, no IFSC.

Na próxima quarta-feira (31), às 10h, na ACIT, acontecerá mais uma reunião, desta vez para finalizar o projeto e apresentar o cronograma de execução, que terá como primeira etapa o processo seletivo dos candidatos à capacitação.

Na região da Amurel, mais de dois mil jovens concorrem anualmente ao processo, dos quais apenas 109 têm a oportunidade de se tornarem efetivamente militares. Neste processo, o jovem passa por entrevistas, visita social em residência, exames físicos e sanitários (incluindo exame toxicológico) e, ao longo do ano de instrução o universo incorporado absorve importantes valores sociais como disciplina, responsabilidade, espírito de equipe, liderança, abnegação, patriotismo, dentre outros.