Programando o Futuro é apresentado a empresas de TI na ACIT

Foi apresentado hoje (17), na ACIT, o Projeto Programando o Futuro, que visa capacitar jovens do serviço militar, para oportunidades de inserção no setor de TI (Tecnologia da Informação). A iniciativa é da ACIT através do Núcleo de TI e da Prefeitura Municipal de Tubarão através do programa Geração 2050. Conta ainda com o apoio da 3ª Companhia do 63º Batalhão de Infantaria do Exército e do IFSC (Instituto Federal de Santa Catarina).

O objetivo do encontro foi engajar empresas no projeto, buscando apoiadores para a compra de computadores que serão utilizados na capacitação. A primeira etapa - Introdução à programação - prevê aulas no período noturno, às segundas, quintas e sextas-feiras, no IFSC.

Nestes moldes, o projeto é pioneiro no Brasil e foi inspirado em iniciativas vistas durante a Missão Israel 2019, realizada no início do ano. No próximo dia 24, o projeto será apresentado aos soldados da 3ª Companhia.

Além de contribuir para atender a necessidade das empresas de TI, por mão-de-obra, também trará oportunidades aos jovens que ingressam no Serviço Militar. Na região da Amurel, mais de dois mil jovens concorrem anualmente ao processo, dos quais apenas 109 têm a oportunidade de se tornarem efetivamente militares. Neste processo, o jovem passa por entrevistas, visita social em residência, exames físicos e sanitários (incluindo exame toxicológico) e, ao longo do ano de instrução o universo incorporado absorve importantes valores sociais como disciplina, responsabilidade, espírito de equipe, liderança, abnegação, patriotismo, dentre outros.