Logística é pauta de reunião com o presidente da FIESC na ACIT

Investimentos em logística foram pauta da reunião que recebeu, na tarde de hoje (12), na ACIT (Associação Empresarial de Tubarão), o presidente da FIESC (Federação das Indústrias de SC), Mario Cezar de Aguiar. Participaram ainda o prefeito municipal e presidente da FECAM (Federação Catarinense de Municípios), Joares Ponticelli, o vice-presidente Regional Litoral Sul da Federação, Alexsandro da Cruz Barbosa (que também é diretor da ACIT), lideranças de entidades parceiras e empresários.

Mario Cezar falou do posicionamento da FIESC baseado em quatro pilares: infraestrutura, internacionalização, inovação e inclusão. “Queremos ser uma indústria cada vez mais agregadora de valor. Este é o nosso trabalho enquanto Federação”. Isso inclui auxílio à internacionalização das empresas e aumento da competitividade nos mercados externo e interno. Envolve também inovação. “O mundo passa por uma transformação e as empresas não podem ficar fora deste processo. Sempre há uma melhoria a ser feita, por isso, ninguém pode estar fechado à inovação”, disse.

O presidente da ACIT, Edson Martins Antonio entregou um ofício ao presidente da FIESC e pediu o apoio para combater o alto custo logístico. “Nossa região precisa de investimentos nos modais aeroporto, porto, rodovia, ferrovia, para que as empresas ganhem em competitividade. A falta de infraestrutura encarece nossa mercadoria. Somos uma das melhores regiões em qualidade de vida mas ainda nos faltam muitas oportunidades”. Entre outros exemplos, ele citou o do Aeroporto Regional Sul Humberto Bortoluzzi, que no projeto original prevê terminal de cargas. “Temos aqui uma das melhores pistas do Sul do Brasil e inicialmente, o projeto era de cargas, e não só de passageiros. Queremos ver este projeto concluído e contamos com o apoio da FIESC para isso”, concluiu.

A vinda do presidente Mario Cezar de Aguiar e os principais executivos da FIESC incluirá até dia 15, encontros com lideranças empresariais e visitas a indústrias de Braço do Norte, Criciúma, Tubarão e Nova Veneza.

Em Tubarão, acontece ainda o encontro no Salão Nobre da Unisul, às 19h desta terça-feira, que reunirá os prefeitos e representantes industriais e de entidades dos 18 municípios que engloba a Regional Litoral Sul da FIESC para deliberar sobre o fomento para internacionalização do setor. “Este encontro visa o desenvolvimento da região, com olhar direcionado às necessidades das indústrias e o fortalecimento delas”, destaca o vice-presidente da litoral Sul, Alexsandro da Cruz Barbosa.

Sobre a Regional Litoral Sul - Tem mais de 365 mil habitantes e totaliza um PIB de R$ 9,9 milhões, com o setor de serviços respondendo por 51,4%, a indústria com 22,7%, a administração pública com 16,8% e agropecuária com 9,1%. A região tem 12 mil estabelecimentos que empregam 94 mil trabalhadores. Os principais setores são o têxtil, agroalimentar, produtos químicos e construção, com 55% do total dos empregos industriais.

Elke Schuch Borges

(48) 98848-1462 (Whatsapp)