Concessão do trecho Sul da BR101 mobiliza lideranças nesta semana

A concessão do trecho sul da BR-101 que começou a ser discutida no início da semana (15), na capital federal, seguiu hoje em Florianópolis e acontecerá amanhã, em Criciúma. O presidente da ACIT (Associação Empresarial de Tubarão), Edson Martins Antonio, participou do encontro em Brasília e representará a entidade tubaronense também neste de amanhã, em Criciúma.

Reunião em Brasília, no início da semana, esclareceu dúvidas de lideranças de Tubarão e região

Ele viajou para Brasília com o prefeito Joares Ponticelli e o ex-deputado Edinho Bez, onde, apesar de um problema técnico, puderam sair com informações e detalhes técnicos sobre a questão. “O que buscamos é que um dos postos de pedágio fique no limite sul de Tubarão, justificando a contrapartida de uma ponte ligando Tubarão e Capivari e tirando o tráfego local entre as duas cidades na BR 101, além de vias vicinais também da BR 101” explica o presidente.

O único inconveniente na segunda-feira foi o prédio onde aconteceria a audiência, apresentar problemas elétricos não permitindo a gravação da reunião, e por isso não ter a característica de audiência pública. “Ainda assim, estivemos reunidos com os técnicos e diretores da ANTT, com a presença de nossas lideranças incluindo representante do senador eleito Esperidião Amin e a Fiesc. Alinhamos algumas alternativas prevendo a praça em Tubarão nas condições esperadas, e as marginais que faltam. Foi muito positivo, um encontro esclarecedor e com várias orientações úteis”, disse.

Ao todo, estão previstos investimentos de R$ 4 bilhões nos próximos 30 anos, somando mais de 200 quilômetros entre os municípios de Paulo Lopes e São João do Sul. A projeção é de que os pedágios sejam implantados no Km 298 (divisa entre Imbituba com Laguna), Km 346 (divisa entre Tubarão com Treze de Maio e Jaguaruna), Km 408 (divisa entre Maracajá com Araranguá) e Km 460 (divisa entre São João do Sul com Passo de Torres).

As audiências são abertas à participação da população, contando ainda com a presença de membros Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e lideranças políticas. Na pauta de discussões, entram em questão o estudo de viabilidade, as minutas do edital e do contrato e o programa de exploração de rodovias.

Elke Schuch Borges Assessora de Comunicação

Jornalista (SC 01274 JP) (48) 98848-1462