Amurel: uma região com 285 mil eleitores

Mais um período de eleições se aproxima e mesmo em um cenário político desgastado, no dia 7 de outubro, os eleitores terão a oportunidade de colocar em prática o direito de votar em seus representantes.

Diante de tantas necessidades, o desafio é poder contar com candidatos que, se eleitos, trabalharão de fato pela região que os elegeu.

Formada por 18 Municípios, a região da Amurel faz parte do Sul de Santa Catarina. Atualmente, são várias as necessidades e nenhum representante político sequer como deputados federal e estadual. Apesar disso, são 285 mil eleitores, com potencial para ampliar esta representatividade.

Dados mostram que na eleição passada, 55 mil destes eleitores, só de Tubarão (maior Colégio Eleitoral da região), votaram em candidatos de fora da Amurel. O risco: que estes candidatos só retornem à região depois de quatro anos, apenas para pedir mais votos.

Diante disso, o movimento Voto pela Amurel surgiu a partir da mobilização de entidades empresariais, na busca por esta conscientização: votar em candidatos que de fato representem a região. “Fomos convidados a apoiarmos essa campanha de fortalecimento da Amurel, que nada tem contribuído com força parlamentar para o Sul catarinense. Em 2014, por exemplo, cerca de 75% dos votos de Tubarão foram para candidatos de outras regiões. Hoje, a Amurel não tem nenhum parlamentar na Assembleia ou no Congresso. Entendemos que precisamos fazer o dever de casa pra fortalecer o Sul e aumentarmos o número de representantes. Amrec e Amesc já o fazem muito bem, temos que seguir o exemplo”, esclarece o presidente da ACIT (Associação Empresarial de Tubarão), Edson Martins Antônio, que representa uma das entidades participantes.

Clique aqui e assista a matéria sobre o Voto pela Amurel

Participam ainda do movimento, a Cdl (Câmara de Dirigentes Lojistas de Tubarão), Sindilojas (Sindicato do Comércio Varejista de Tubarão), Ajet (Associação de Jovens Empreendedores de Tubarão), Sindicont (Sindicato dos Contabilistas de Tubarão), Ampe (Associação das Micro e Pequenas Empresas de Tubarão), Setram (Sindicato das Empresas de Logística e Transporte de Cargas da Região da Amurel), Sinduscon (Sindicato da Indústria da Construção Civil), Sindimad (Sindicato dos Madeireiros), Sindipan (Sindicato dos Panificadores de Tubarão) e OAB (Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Tubarão).

Apartidário, o movimento não cita nomes, mas sugere que o eleitor fique atento e conheça os candidatos da Amurel. Um primeiro passo é saber quais municípios compõem esta região da Amurel: Armazém, Braço do Norte, Capivari de Baixo, Grão Pará, Gravatal, Imaruí, Imbituba, Jaguaruna, Laguna, Pedras Grandes, Pescaria Brava, Rio Fortuna, Sangão, Santa Rosa de Lima, São Ludgero, São Martinho, Treze de Maio e Tubarão. Quanto aos nomes de candidatos, estes dados estão disponíveis em sites eleitorais e de notícias.

Para acompanhar mais informações sobre este movimento, basta acessar o perfil @votopelaamurel no Facebook e no Instagram.

Elke Schuch Borges Assessora de Comunicação Jornalista (SC 01274 JP) (48) 98848-1462