Saúde e inovação são temas de encontros na capital

Uma agenda nesta segunda-feira (6) em Florianópolis, envolvendo a ACIT, Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Município e instituições estaduais tratou de questões diretamente ligadas ao desenvolvimento de Tubarão.

A criação de um hub da Saúde, uma das principais vocações do município, foi pauta de uma das conversas entre o presidente da ACIT (Associação Empresarial de Tubarão), Edson Martins Antônio, o secretário de desenvolvimento econômico de Tubarão, Giovani Bernardo, o presidente da ACM (Associação Catarinense de Medicina), Ademar José de Oliveira Paes Junior, que contou ainda com a participação do dr. João Ghizzo Filho, tubaronense que integra a diretoria da ACM.

Tubarão foi uma das cidades no estado a ser contemplada com um Centro de Inovação

A segunda reunião, com o vice-presidente de mercado da ACATE (Associação Catarinense de Tecnologia), Silvio Kotujansky, também tratou do mesmo tema. Isso, porque tanto uma quanto outra instituição prevê incentivo ao processo de desenvolvimento de tecnologia e saúde em pólos como o de Tubarão.

"Associar estes dois elementos - saúde e inovação/tecnologia - é o foco", afirma o presidente Edson, lembrando que a ideia é que este modelo seja um exemplo para outras regiões do estado. "Tubarão foi uma das cidades contempladas com o Centro de Inovação. Aproveitar este equipamento, somado à vocação clara da cidade, em Saúde, é o caminho", completa.

"A ideia é que o setor de saúde de Tubarão seja referência não só em prestação de serviços, mas também em tecnologia e inovação. Aproveitando o o movimento destas instituições em SC, Tubarão está se posicionando como um desbravador nesse sentido", completa o secretário Giovani, citando ainda a participação da Câmara de Saúde da FIESC (Federação das Indústrias de SC), integrada no processo.

Além disso, a ACATE possui projetos que deverão ser implementados em Tubarão, com o Centro de Inovação, como o Link Lab, a rede de investidores Anjo, Co-working e possivelmente, uma incubadora. O encontro também ratificou essa parceria.

Desenvolvimento Econômico Local

A terceira agenda do dia na capital foi uma reunião do presidente da ACIT e do secretário de Tubarão com o secretário de Estado do Desenvolvimento Sustentável, Adenilso Biasus, para ratificar o compromisso assumido no evento de posse da ACIT, dia 26 de julho, em Tubarão.

Assinatura de convênio entre ACIT, Prefeitura de Tubarão e o Governo do Estado, que destinará recursos ao programa DEL - Desenvolvimento Econômico Local, aconteceu no evento de posse

Com isso, Biasus assegurou o aporte de R$ 100 mil para a realização do DEL (Desenvolvimento Econômico Local), programa que institui um modelo de gestão capaz de contribuir para o desenvolvimento da região, garantindo a continuidade dos projetos de interesse da comunidade, em prol do desenvolvimento econômico sustentável do município e que conta com a participação de consultores da FACISC (Federação das Associações Empresariais de SC) na sua moderação. O recurso será destinado após o período eleitoral, respeitando a legislação vigente.

Na foto, assinatura do compromisso do Governo do Estado (para a implementação do DEL), durante o evento de posse da Diretoria da ACIT gestão 2018/2020.