Polícia Ambiental faz apresentação ao Núcleo de Meio-ambiente na ACIT

Conhecer a atuação dos diferentes órgãos e instituições relacionadas à normatização das atividades empresariais, no contexto ambiental, tem sido o foco do Núcleo de Sustentabilidade e Meio-Ambiente, criado na ACIT com o objetivo de fortalecer a Funat (Fundação Municipal do Meio Ambiente), ganhando celeridade no andamento dos processos e contribuindo com o desenvolvimento de Tubarão e região.

Semanalmente, o Núcleo tem se reunido na Associação, conhecendo mais detalhadamente o papel e a atuação das instituições envolvidas no processo. Na terça-feira (5), o grupo deu continuidade à troca de ideias e informações, recebendo o Capitão Omar Correa Maroto, da Polícia Ambiental da região. Ele esclareceu o papel do órgão, sua atual estrutura e atribuições. “Encontros assim permitem o entendimento dos diferentes papeis das instituições envolvidas, esclarecendo dúvidas e nos aproximando dos resultados que buscamos”, explica o vice-presidente da ACIT, Eduardo Silvério Nunes, que coordena o Núcleo.

No dia 19, acontecerá o próximo encontro tendo em pauta a apresentação das observações levantadas pelo Sinduscon (Sindicato da Indústria da Construção Civil de Tubarão) como sugestão de instrução para normatizar a Indústria de Construção Civil e Empreendimentos Imobiliários, que deverá ser alinhado com a Funat e com o Condema. Também serão apresentados os dados da Polícia Ambiental. No dia 26, a Procuradoria do Município e a Fatma deverão fazer suas apresentações institucionais.

Do Núcleo participam a ACIT, a Prefeitura Municipal de Tubarão através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, a Associação dos Municípios da Região de Laguna (AMUREL), o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Tubarão e Complexo Lagunar, a Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC), a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e a Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL).