Recuperação Empreendedora encerrou no sábado

Iniciou na quinta-feira (10) e seguiu até sábado (12), em Tubarão, o Recuperação Empreendedora, iniciativa do Sebrae/SC e da Associação Empresarial de Tubarão (Acit) para auxiliar empresas prejudicadas após a passagem do tsunami meteorológico, no dia 16 de outubro. Em uma tenda de 200 metros quadrados, consultores, palestrantes, instituições financeiras, Prefeitura Municipal e contabilistas prestaram orientação gratuita sobre Finanças, Marketing e Plano de Negócios.

Para abrir oficialmente o evento, lideranças estiveram reunidas na noite de quinta, reforçando a característica empreendedora do povo tubaronense. "Tubarão já passou por uma catástrofe, em 74, e agora, surge este novo desafio. Mas não será diferente a reação: trabalho e a reconstrução para uma cidade ainda melhor", disse o coordenador regional Sul do Sebrae/SC, Murilo Emanuel Gelosa.

O diretor financeiro do Sebrae/SC, engenheiro Sérgio Cardoso, também destacou esta característica do povo tubaronense. "Tubarão é uma cidade forte, é polo e de característica empreendedora muito forte. O Sebrae está junto com as entidades e com o empresariado, para contribuir com o que for necessário a esta reestruturação", esclareceu.

Para o presidente da Acit, Murilo Bortoluzzi, há uma grande expectativa com o que está por vir. "Sabemos que é preciso ainda mais trabalho, mas acreditamos que juntos, conseguiremos fazer uma Tubarão ainda melhor", reforçou.

Também presente, o prefeito de Tubarão, Olávio Falchetti, fez um relato de como viu a cidade e a reação dos tubaronenses. "Mesmo diante de um cenário muito difícil, vimos rapidamente as pessoas se unindo para restabelecer o ritmo normal da cidade", disse.

O Recuperação Empreendedora trouxe na informação e na orientação gratuitas as oportunidades para os empreendedores afetados pelo vendaval. Centenas de pessoas puderam ser atendidas pelas entidades envolvidas: Sebrae/SC, Acit, Caixa Econômica Federal, Casa do Microcrédito, Prefeitura Municipal, Badesc, Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Sindicato dos Contabilistas de Tubarão (Sindicont), a Associação das Micro e Pequenas Empresas de Tubarão (Ampe) e a Associação de Jovens Empreendedores de Tubarão (Ajet).

Além de atendimento individuais, um auditório para 30 lugares foi utilizado para realização de palestras com temas ligados à resolução de entraves burocráticos.

Tsunami Meteorológico

O Sul catarinense foi atingido por um fenômeno chamado Tsunami Meteorológico, tempestade e ventos que deixaram um rastro de destruição por onde passaram. Tubarão foi uma das mais atingidas e decretou Estado de Calamidade Pública, que é quando o município excede a capacidade de responder à crise instalada e gerenciá-la, contribuindo com a busca de recursos para dar uma resposta à população impactada. Telhados de casas, empresas, e galpões inteiros foram levados pelo vendaval. O prejuízo estimado pela Defesa Civil do Estado é de mais de R$ 600 milhões.

Assessorias de imprensa:

Sebrae (Nazário & Bortot – Jornalista Douglas Nazário (48) 9114-1991)

Acit (Elke Schuch – Jornalista (48) 8848-1462)