A ACIT (Associação Empresarial de Tubarão) sediou, na noite desta terça-feira (29), mais uma reunião Plenária Regional Sul da FACISC (Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina) recebendo lideranças empresariais e políticas de diversas cidades da região Sul do Estado, para debater temas estratégicos no contexto do desenvolvimento econômico. Na pauta, questões como o as obras em andamento na região com recursos da Secretaria de Infraestrutura do Estado, o Aeroporto Regional Sul Humberto Bortoluzzi, em Jaguaruna, o Morro dos Cavalos (km 233), a recuperação do Complexo Lagunar e os pleitos do Voz Única estadual/municipal.
Para o presidente da ACIT, Alexsandro da Cruz Barbosa, estes encontros são uma oportunidade única de reunir representantes em diversas esferas, que juntamente com a Facisc reforçam a responsabilidade da sociedade com o desenvolvimento. " A ACIT é protagonista, mas conta com as Associações da região e com todas as lideranças, junto com a Facisc. Encontros como este reforçam todo o nosso trabalho pela região", destacou.
Para o vice-presidente regional Sul da Facisc, Pedro Kusniekow, o encontro foi muito produtivo. "Seja pela presença das autoridades, entre elas os prefeitos eleitos, a fim de reafirmar o compromisso do Voz Única, seja pela participação de lideranças representativas da nossa região, falando sobre pleitos importantes como aeroporto, morro dos cavalos,ou ainda do complexo lagunar, isso mostra que o movimento está acontecendo e estamos unidos neste propósito", disse.
Segundo a coordenadora geral de infraestrutura do Estado, Leticia Tramontin Martins, que participou da reunião juntamente com o coordenador regional sul, Alisson da Silva, o processo está em fase de licitação dos contratos da Regional Sul, sendo que nos próximos 15 dias deverá ser lançado o contrato de conserva da regional de Tubarão. "Essa é a nossa principal meta para, nesse ano, conseguir estar com esses contratos em andamento e poder dar a conserva e as melhorias necessárias nas rodovias estaduais da região de Tubarão, assim como em toda a região Sul também. As obras estao em andamento normal e temos recursos todos reservados, considerando cerca de um bilhão de reais para os próximos dois anos abrangendo a macro região Sul", afirmou. Ela ainda lembrou do trecho alternativo de pavimentação, do município de São Martinho a São Bonifácio, também em andamento.
Na sequência, a deputada federal Geovânia de Sá, trouxe informações sobre o Morro dos Cavalos. "Tivemos uma audiência pública em julho e agora, teremos uma reunião com o ministro Renan Filho, prevista para primeira quinzena de novembro. Há um movimento para que o governo federal assuma a obra, a fim de minimizar os impactos com relação ao valor e prazo do pedágio. A partir desta definição, o projeto que já existe deverá ser atualizado para que se busque a efetivação da obra", declarou a deputada.
Direto de Brasília, o senador em exercício, Beto Martins atualizou os participantes da reunião quanto ao processo de concessão do Aeroporto Regional Sul Humberto Ghizzo Bortoluzzi, em Jaguaruna. "Este é um arrendamento patrocinado, em que o Estado entra com parte do recurso para investimentos. Depois de adequações no projeto que se fizeram necessárias, o governo do Estado autorizou que aumentássemos o investimento para 70 a 80%. Após a realização de novos road shows, tivemos a participação de 11 empresas, o que nos dá a convicção de que no dia 25 de novembro, quando está prevista a apresentação das propostas, a fim de que tenhamos o encaminhamento da parceria e a concessão do Aeroporto", informou o senador.
Foi abordada ainda a recuperação do Completo Lagunar e aberto espaço para apresentação de pleitos do Voz Única estadual / municipal. As reuniões plenárias regionais são itinerantes, envolvendo na região Sul, sete Municipios compreendidos entre Imbituba e Orleans, incluindo Tubarão.
Elke Schuch Borges
Assessora de Comunicação
Jornalista (SC 01274 JP)
(48) 98848-1462