O governador do Estado de SC em exercício, Mauro de Nadal, foi recebido nesta quinta-feira (11), na ACIT (Associação Empresarial de Tubarão), juntamente com deputados da Bancada do Sul, no ato oficial de assinatura do documento que formaliza a destinação da emenda de R$ 5 milhões para a elaboração dos projetos básicos e executivo para dragagem da área do Porto de Laguna. O recurso é uma indicação da bancada parlamentar do Sul do Estado, como parte das emendas impositivas de bancada definidas pela Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), que somam um total de R$ 30 milhões.
O investimento tem como objetivo amenizar os efeitos das cheias na região abrangida pelo Rio Tubarão e permitirá movimentação de embarcações maiores no porto. O projeto deve levar cerca de 450 dias para ficar pronto. “Entre tantas prioridades, a bancada buscou fazer com que saísse do papel algo que há muitos e muitos anos a comunidade toda espera", disse o governador em exercício Mauro De Nadal. Para o presidente da ACIT, Alexsandro da Cruz Barbosa, este é um momento importante, de conquista para a região. "Como coloquei recentemente na sessão itinerante da Alesc, temos várias questões a resolver para o desenvolvimento da região, e contar com os deputados e o governo do estado é de grande importância", declarou em seu discurso.
“Iniciaremos o processo de contratação logo. A barra de Laguna é um gargalo para as águas do Rio Tubarão e a obra é complexa, precisa de vários estudos antes de ser executada”, explicou o secretário de Portos, Aeroportos e Ferrovias de Santa Catarina, Ivan Amaral.
O encontro foi representativo e contou com a presença de diversas lideranças políticas e empresariais de toda a região Sul.
Elke Schuch Borges
Assessora de Comunicação
Jornalista (SC01274JP)
(48) 98848-1462