Com o aumento da demanda na área de Tecnologia da Informação, a partir de novas modalidades de trabalho como o home office e o surgimento de novas startups, entre outros fatores, tem se ampliado as oportunidades para a contratação de profissionais da área. Levantamento do Núcleo de Empresas de Tecnologia da Região da Amurel (Amureltec) mostrou que pelo menos 20 empresas do segmento têm vagas em aberto para novos profissionais.
Diante da necessidade por mão-de-obra, uma das ações do Núcleo tem sido buscar a formação de novos profissionais, em paralelo a levar informação à comunidade sobre o trabalho nesta área de atuação e suas oportunidades.
Segundo o coordenador do Núcleo, Eder Cachoeira, é preciso saber que há um leque diverso de possibilidades na área de TI. “As oportunidades vão além da programação, que ainda é o carro-chefe, mas se estendem às áreas de criação e administrativas também, por exemplo”, explica.
Ele lembra que as habilidades que se esperam dos profissionais em contratação estão ligadas à área técnica, mas também, comportamentais. “É claro que as expectativas estão ligadas à capacidade técnica, mas espera-se ainda que o candidato tenha habilidades relacionadas à criatividade, resiliência e espírito de equipe”, reforça.
Para capacitar novos profissionais dentro do que as empresas precisam para contratação, o Núcleo prevê para 2022, a realização da segunda turma do projeto Programando o Futuro, uma iniciativa do Núcleo que formou a primeira turma em 2020, a partir da parceria entre a ACIT, Prefeitura Municipal de Tubarão e IFSC (Instituto Federal de SC). O curso é voltado à capacitação de soldados do Exército em serviço militar obrigatório e na primeira turma formou 32 soldados no curso Introdução à Programação e Cultura Organizacional.
Elke Schuch Borges
Assessora de Comunicação
Jornalista (SC 01274 JP)
(48) 98848-1462